
Quando temos um computador que costumamos usar com frequência, muitos são os cuidados e a preocupação que colocamos nele, para que tudo funcione bem.
Em geral, uma das situações mais comuns é quando começa a esquentar a ponto de começar a surgir a temida tela azul , na qual nosso micro pode sofrer vários danos a nível operacional.
Um computador, que sofre algum tipo de superaquecimento, geralmente funciona lentamente e causa desconforto ao usuário. Neste post queremos expor você a várias soluções, que irão ajudá-lo a refrescar seu PC ou, na falta disso, evitar tais situações.
Porém, leve em consideração que as recomendações que colocamos aqui são orientadas mais fortemente para equipamentos fixos e algumas outras podem ser adaptadas para laptops .

Tente usar seu computador em um espaço ventilado
Esta é uma das principais recomendações ao utilizar um PC , seja um desktop ou um laptop, pois desta forma evite que esquente, porém, leve em consideração as seguintes recomendações, que o ajudarão :
- Certifique-se de que haja um espaço livre ao redor do gabinete do seu micro, de pelo menos 10cm, principalmente na parte traseira, já que é onde normalmente fica a fonte de alimentação. Da mesma forma, é importante que você deixe um pequeno espaço entre as laterais, pois desta forma todo o ar pode circular bem caso seu micro tenha duas ventoinhas .
- Você também pode tentar que o gabinete do seu micro não fique dentro de um gabinete, pois isso tirará espaço para que a ventilação funcione naturalmente.
- Se você tem um laptop, tente ao máximo não usá-lo nas pernas.

A poeira pode prejudicar o seu equipamento
Um dos principais fatores de um micro que sobreaquece é que ele possui uma grande quantidade de poeira por falta de manutenção ou limpeza . Uma das coisas mais importantes em tudo isso é limpar o seu micro o tempo todo de qualquer tipo de cabelo, poeira ou coisas que grudem nas pás do ventilador, especialmente é importante limpar a fonte de alimentação .
Algo que você deve deixar muito claro é que ao fazer essa limpeza, você deve desligar o micro e depois desconectá-lo para não correr nenhum risco na hora de limpar as ventoinhas.
A tarefa de limpeza, você pode realizar com vários elementos; Um pano, escova ou mesmo algum equipamento especializado irão ajudá-lo a resolver qualquer tipo de problema que diga respeito ao pó.
Da mesma forma, em várias lojas pelo mundo e na web, você encontra produtos especializados para essa tarefa, como sprays, que possuem ar comprimido, específicos para limpar o pó sem nenhum problema.
Embora sejam muito eficazes, deve-se estar atento ao uso que lhes dá, pois podem ser muito prejudiciais à saúde, além de serem tão potentes, podem arrancar qualquer componente que esteja dentro da placa e dela maneira de estragá-lo.
Recomendamos, no entanto, que este processo seja orientado por um especialista, que conheça as ferramentas a utilizar e que, da mesma forma, o oriente passo a passo, para que possa fazê-lo sozinho nas oportunidades futuras.
Essas limpezas podem ser feitas a cada 3 ou 5 meses, dependendo de como você vê como seu aparelho se comporta, tudo nesse caso é para garantir que sua equipe trabalhe da melhor maneira.