O que é uma placa-mãe e para que serve? Quais peças compõem

Muitos usuários decidem colocar peças em seu PC, substituindo as instaladas, seja porque desejam aumentar sua capacidade, pois podem usar toda a memória RAM instalada , e também adicionar uma placa gráfica de última geração para instalar jogos com altos requisitos.

Para todas essas mudanças você deve sempre ter pelo menos um pouco de conhecimento, por exemplo do processador, suas partes, como funciona ou suas características, por isso recomendamos que você também se informe sobre a placa-mãe, suas peças e para que servem.

Porque nesse caso de possíveis erros com a placa-mãe, existe uma solução que é redefinir o BIOS ou UEFI para corrigir certos erros, para isso você precisa de informações, talvez não detalhadas em sua totalidade, mas pelo menos coisas mais básicas como saber quanta memória RAM suporta sua placa de base.

Tudo isso nos ajuda a fazer as alterações mencionadas sem riscos aqui em descubra como fazer mostramos o que é uma placa-mãe, de que partes ela é feita e para que servem.

    Índice

      O que é um rodapé

      A placa-mãe, também conhecida como placa-mãe, é um Hardware ou seja um objeto físico, nós a vemos como uma placa eletrônica que é responsável por conectar vários dispositivos através de conexões únicas chamadas de soquetes, slots e portas, cada forma de conexão tem seu próprio Nome.

      Esta placa eletrônica possui um sistema comumente instalado chamado BIOS, que é responsável por dar instruções para toda a placa-mãe, este sistema básico de entrada e saída é armazenado em um chip e é mantido por uma pequena bateria, portanto sua configuração de BIOS ela irá manter mesmo que você não tem o PC conectado.

      Leia  Como baixar e instalar a Google Play Store em um Alcatel One Touch

      Para que serve uma placa-mãe?

      A placa-mãe ou placa-mãe é usada para conectar várias partes ou partes que compõem uma CPU, obviamente liga aquelas que estão conectadas a ela, por exemplo: RAM, fonte de alimentação, placa de vídeo e outras placas que variam de acordo com seus modelos e designs, sejam elas são REDE Wifi, ADSL, Bluetooth. Entre outras.

      De um lado da placa-mãe podemos encontrar os diferentes conectores de hardware externo, como portas USB para conectar um grande número de dispositivos, portas HDMI ou VGA para conectar um monitor, conectores para o RJ45 do cabo NETWORK e, claro, o espaço da corrente ou alimentação.

      Quais partes compõem uma placa-mãe ou placa-mãe

      Memória RAM: como o próprio nome indica, é um tipo de memória mas é mais do que responsável por armazenar dados de instruções, ou seja, é um banco de dados de programas, toda vez que instalamos um programa em nosso PC as instruções a seguir programa são armazenados na memória RAM.

      Disco Rígido: diferente da RAM, esta armazena todo tipo de informação desde o sistema até os arquivos multimídia, é literalmente onde são armazenados todos os tipos de arquivos existentes, e é conectado à placa-mãe de acordo com seu modelo, podendo ser de duas formas IDE ou SATA, a diferença é o tipo de conexão.

      Processador: Em um pequeno componente que é responsável por interpretar todas as informações que o computador recebe e envia os dados, é uma peça que você pode trocar por uma com mais capacidade conforme for lançada no mercado, quanto mais capacidade seria mais fácil executar muitos processos ou mesmo programas de alta demanda devido à sua função.

      Leia  Como fazer escadas no Minecraft

      Placa de vídeo: É um componente responsável pelos processos relacionados ao vídeo ou imagens que rodam no computador, a capacidade de uma placa gráfica nos proporciona uma melhor taxa de quadros que dá ao seu PC a capacidade de reproduzir vídeos e alta qualidade videogames.

      Comments for this article have been closed.

      Go up

      Usamos cookies para fornecer a melhor experiência na web. Se você continuar a usar este site, iremos recrutar. Mais informação