O que é um ERP ou Sistema de Planejamento de Recursos Empresariais e para que serve?

Se você está procurando gerenciar os objetivos da sua empresa, e isso resulta da melhor maneira possível, então você precisa implementar o sistema ERP ou Enterprise Resource Planning . A seguir, mostraremos em que consiste esse sistema, para que serve e como é benéfico para você aplicá-lo na estrutura organizacional da empresa estabelecida.
Definição de ERP - O que é um Sistema de Planejamento e Recursos Empresariais?
O Enterprise Resource Planning , é um software conhecido pela sigla em inglês 'ERP' que vem do Enterprise Resource Planning, que agrupa e gerencia sistematicamente as atividades de uma empresa. A operação de uma empresa é dividida em diferentes áreas, e para que funcionem de maneira excelente, todas as informações são centralizadas em ERP.
Estabelecer um plano de negócios com antecedência , e ser capaz de identificar quais são os objetivos que podem ser alcançados, para alguns empreendedores pode ser um desafio. Por isso, o sistema ERP oferece suporte por meio do fornecimento de dados, que auxiliam na visualização e análise de como a demanda do consumidor é tratada.
Para que serve o sistema ERP?
É mais aconselhável que os empresários considerem a possibilidade de utilizar este sistema ERP ao iniciar a sua empresa. Explicamos neste momento para que serve este sistema informático na sua empresa e sabemos o resultado que terá se usufruir dele.
Por que um sistema ERP é importante?
É compreensível que qualquer empresa se pergunte sobre os benefícios que o Enterprise Resource Planning pode proporcionar a eles; aqui estão alguns deles. Desta forma, você pode perceber a importância do sistema ERP para o desenvolvimento sustentável de uma empresa.
- Desenvolvimento ótimo de objetivos primários e secundários.
- Centralize todos os dados da empresa , de forma a automatizar as operações, para melhor desempenho.
- O banco de dados é mantido atualizado .
- Maior lucratividade com baixo custo.
- Análise exata e precisa , garantida no mesmo sistema de dados.
- Mantém os funcionários atualizados com suas funções e materiais de apoio, além de promover o trabalho em equipe .
- Melhor interação entre a empresa, com colaboradores e clientes.
- Satisfação de trabalhar com segurança .
- Inovação para a empresa , fazendo com que seja eficaz e eficiente.
- Evite a coincidência com outro modelo de negócios.
- Atacar os pontos fracos e fortalecer a qualidade do trabalho .
- O sistema ERP pode ser ajustado à mudança de empresa.
- Melhor monitoramento das atividades dos funcionários.
Tipos de sistema ERP
Verificamos que de acordo com o conceito de ERP existem três tipos , sendo o software a principal característica que muda entre cada um. Os tipos de sistema ERP são definidos a seguir:
- Feito à medida : Este tipo de sistema é pessoal ou 'à medida' da empresa onde pretende implementar o ERP.
- Genérico : O sistema ERP genérico pode ser aplicado a qualquer empresa independentemente do seu setor ou características específicas. Este tipo é considerado o mais próximo do conceito básico de Enterprise Resource Planning.
- Pré-parametrizado : Este tipo de sistema ERP é previamente adaptado às necessidades da empresa, tanto em dimensão como em mercado. Isso é feito antes da implantação do mesmo.
Da mesma forma, verifica-se que os sistemas ERP podem ser classificados em dois tipos de acordo com a forma como prestam seus serviços . Eles são definidos a seguir.
- SaaS : Este sistema ERP é conhecido como software de serviço ou SaaS da English Software as a Service. Não é necessário ter o software instalado nos computadores da empresa, pois é utilizado um aplicativo de computador que oferece os serviços pela Internet.
- Nuvem : Neste caso, o sistema ERP é personalizado, pagando apenas as funcionalidades necessárias que se encontram num catálogo. É uma forma de sistema flexível e adaptável ao negócio.
Ressalta-se que, em geral, o sistema ERP é on-premise , ou seja, requer a instalação do software nos computadores da empresa. Geralmente isso é feito por técnicos certificados da empresa que presta o serviço ERP.
Como funciona o sistema ERP em uma empresa?
Basicamente, o sistema ERP busca unificar todos os processos de uma empresa , eliminando bancos de dados paralelos. Dessa forma, é possível ter um melhor controle sobre todos os departamentos, reduzindo erros e facilitando o acesso às informações de forma global.
Da mesma forma, automatiza processos para facilitar toda a gestão, oferecendo diferentes módulos de trabalho para cada área da empresa. A seguir mencionamos as principais características de um sistema ERP e como elas contribuem para uma empresa.
Principais características de um sistema ERP
Vamos destacar as principais características deste sistema aplicativo informático, o que evidencia o grande valor da sua gestão.
- Centralização : A maioria das empresas o aplica na administração geral de seus negócios, sendo inegável o acesso eficiente às informações internas .
- Modular e flexível : adapta-se às diferentes funções geridas por cada empresa em particular e às mudanças de produtividade que se geram. Da mesma forma, se ajusta às necessidades que surgem no processo, buscando soluções que beneficiem todas as áreas da empresa.
- Abrangente : permite um fluxo constante de comunicação entre os diferentes departamentos que atuam na empresa.
- Simples : Sua estrutura é fácil de usar.
- Sistema único : fornece permissões para diferentes usuários inserirem os dados centralizados , é um investimento valioso que uma empresa deve fazer.
- Conexão da nuvem: Você pode pesquisar as informações de dados de qualquer ponto com uma conexão à Internet .
Departamentos que são centralizados
Alguns departamentos são Gerenciamento de Projetos, Produção, Contabilidade, Recursos Humanos, Logística e Estoque e Compras-Vendas. Pode haver mais áreas a serem consideradas, vai depender da empresa e do serviço que oferecem, mas essas são as principais.
Exemplo aplicado de um sistema ERP em uma empresa
A título de exemplo, simularemos o processo de compra e venda de uma empresa cadeira , para que se entenda melhor como funciona um sistema ERP.
Desta forma, um sistema ERP pode facilitar todo o processo de uma empresa , com toda a transparência necessária para fazê-lo rapidamente. Ressalta-se que os processos variam de acordo com o setor e porte da empresa onde o sistema é aplicado.
Como saber se é aconselhável implantar um sistema ERP em uma empresa?
À medida que uma empresa começa a crescer, ou simplesmente começa a funcionar, é necessária uma modernização que lhes permita simplificar os processos. Os especialistas em negócios sempre recomendam a implementação de um sistema ERP, independentemente do tipo de empresa.
Isso porque, independentemente do porte da empresa, o controle e a otimização de todos os processos serão sempre positivos para o seu desenvolvimento sustentável .
ERP para empresas pequeñas
Nas pequenas empresas, a implantação de um sistema ERP é benéfica porque garante os alicerces do seu funcionamento . Da mesma forma, minimiza erros ao unificar todos os departamentos em um único software. O que deve ser levado em consideração é a capacidade do sistema ERP de adquirir o mais adequado às necessidades da empresa.
A implantação de um sistema de Enterprise Resource Planning em uma pequena empresa é sempre recomendada se você deseja ter um trabalho mais rápido, recuperar o investimento realizado e economizar tempo e recursos .
ERP para empresas grandes
No caso de grandes empresas, um sistema ERP é quase obrigatório porque permite um controle total, transparente e eficiente de todos os dados das mesmas. Desta forma, a produtividade é aumentada e os trabalhadores são mais eficientes. Da mesma forma, permite uma melhor organização em um grande volume de processos a serem realizados.
Este último é importante porque em grandes empresas há um maior volume de pedidos, por isso é necessário um controle mais detalhado. O sistema ERP é de grande benefício para empresas de alto nível, pois auxilia na solução de qualquer problema que possa surgir na atividade comercial.
Em quais casos o sistema ERP de uma empresa não é recomendado?
Em geral, a implantação de um sistema ERP em uma empresa é sempre recomendada para aumentar sua produtividade. Porém, o único momento em que se pode dizer que o sistema ERP de uma empresa não é recomendado é quando ela está apenas iniciando suas funções.
No entanto, isso é puramente devido a questões econômicas, mas não ao desenvolvimento, porque você deve sempre ter um sistema ERP. Principalmente se o volume de pedidos for grande.
Quais são os sistemas ERP mais usados?
No mercado você encontra uma grande variedade de sistemas ERP de diferentes empresas, de acordo com suas possibilidades. Os mais utilizados são citados a seguir de acordo com as empresas que os desenvolvem.
- Oracle : Empresa que desenvolve bancos de dados que posteriormente passou a implantar ERP. A sua vasta experiência proporciona-lhes um sistema de grande controlo e qualidade.
- SAP : Um dos sistemas ERP mais amplamente implementados hoje, que possui um grande número de funções.
- Epicor: Este sistema ERP visa atender às necessidades de médias e pequenas empresas dos mais diversos segmentos de negócios. Oferece pacotes de funcionalidades e funcionalidades de acordo com as necessidades da empresa.
Todo empresário deseja que sua empresa prospere e tenha o mínimo de perdas possível. Para isso, é necessário ter determinação para estabelecer sistemas como o Enterprise Resource Planning . É muito importante ter estratégias bem planejadas , que trarão benefícios do início ao futuro e, assim, ter uma economia sustentável.
Comments for this article have been closed.