O que é um cartão de memória RAM e como ele funciona em um computador?

RAM é essencialmente um armazenamento super-rápido e de alta velocidade que seu computador e seus aplicativos usam para armazenar e acessar dados temporários, pode ser assimilado como a memória de curto prazo de um computador funciona, armazenando dados comuns que os programas estão em uso constante , em vez de armazenar os dados em um meio muito mais lento, como um disco rígido de estado sólido (ou SSD).

Embora a RAM não tenha dados salvos automaticamente em cada chip, ela possui o que é chamado de memória volátil , ou memória que é apagada quando a energia não flui mais por ela. Porém, programas como navegadores, Adobe Photoshop e até mesmo o Windows usam RAM inserindo seus arquivos básicos na inicialização.

Índice ()

  1. O que a RAM faz no meu computador?
  2. Principais características da memória RAM no PC
    1. Canais de memória
    2. Latência
    3. Bancos
    4. Relógio de memória
  3. Quais são os tipos de memória RAM existentes?
    1. DDR (Taxa de Dados Dupla)
    2. SDR (taxa de dados única)
    3. SRAM (RAM estática)
  4. Como funciona a RAM?
  5. Quais são as diferenças entre RAM e ROM em um computador?
  6. Como saber quanta RAM meu computador possui
Índice

    O que a RAM faz no meu computador?

    A memória RAM armazena temporariamente os dados e comandos operacionais dos programas instalados no disco rígido. Portanto, este armazenamento gerencia imediatamente as informações dos aplicativos que estão sendo utilizados enquanto o equipamento é mantido em uso e desligado ou até que as instruções das informações sejam alteradas por novas.

    Com isso, o computador trabalha mais rápido , pois ele mesmo só precisa acessar as informações transferidas para a memória RAM do aplicativo ou programa específico que está sendo utilizado. Portanto, o computador não fica lento ao verificar o banco de dados do programa no disco rígido.

    Principais características da memória RAM no PC

    É uma série de elementos que definem qual será o desempenho do equipamento, bem como sua velocidade. Esses elementos geralmente estão sujeitos à memória RAM, portanto , juntos definem suas características.

    Canais de memória

    Este aspecto das memórias RAM é o responsável por comunicar os dados de informação entre o processador correspondente e a memória ROM , para permitir a interação.

    Atualmente existem memórias RAM dual-channel e multicanal, ou memórias multicanal, que são responsáveis ​​por aumentar a velocidade de transferência de dados . Isso é resultado do aumento dos canais de transmissão entre a memória e o controlador ou processador.

    Latência

    Basicamente, latência é o período de tempo decorrido desde que os dados foram recebidos pela RAM e, finalmente, executados pelo processador. Geralmente, esse tempo é medido pela latência CAS ou CL , que conta o número de ciclos de clock que passam entre as duas partes do processo. Portanto, quanto menor o valor, mais rápida será a execução da ação solicitada.

    Leia  Como ativar ou desativar o modo de hibernação no Windows 10 facilmente

    Bancos

    Os bancos de memória são o conjunto de chips de circuito integrado que constituem a RAM . Dentro desses elementos são armazenados os bits de informação e o conjunto de dados dos programas e aplicativos em execução. Mas para que isso aconteça de forma adequada, é necessário que sejam alimentados constantemente com energia elétrica, pois as informações neles armazenadas são perdidas quando o equipamento é desligado.

    Relógio de memória

    As memórias RAM possuem tempos de clock para controlar os tempos de execução das operações de escrita e leitura dos pedidos recebidos. Esta seção é dividida em quatro estágios, sendo RAS e CAS o período de tempo que leva para os dados serem recebidos e armazenados pela RAM. PRE constitui a terceira etapa realizada pelo ciclo do clock da memória e é responsável por ordenar o carregamento da próxima linha. Por fim, os dados são enviados ao processador.

    Quais são os tipos de memória RAM existentes?

    Com o passar dos anos, as velocidades e a capacidade da RAM aumentaram tanto que a única maneira de se adaptar a essas velocidades foi construir placas-mãe diferentes. nossa forma de computação certamente mudou, mas quase todos os usuários não teriam notado nada diferente. O tipo de RAM mais moderno é o DDR4, está cada vez mais rápido, o que inclui as novas melhorias anuais que a Microsoft faz nos seus computadores.

    O tipo de velocidade funciona em conjunto com o tipo, pois os tipos mais antigos de RAM são feitos apenas para atingir uma certa velocidade, embora a extração de dados da RAM seja quilômetros mais rápida do que extrair dados de um disco rígido, cada tipo de RAM ainda tem certos 'limites de velocidade' , que é medido em megahertz (Mhz). Essa velocidade permite que os dados entrem e saiam ainda mais rápido

    Algumas placas-mãe ainda têm limitações técnicas quanto ao tipo de velocidade de RAM que ela pode suportar, isso pode ser por uma série de razões como evitar superaquecimento, ou simplesmente colocar o firmware da placa-mãe não suporta, ele tem uma semelhança semelhante ao Memórias RAM de telefones celulares , que funcionam da mesma maneira.

    Se você comprar uma RAM de 1833 MHz para o seu computador, mas as especificações da placa-mãe dizem que ela só pode aceitar 1333 MHz ou menos, ela irá acelerar para 1333 MHz. Basicamente, você está reduzindo a velocidade do manche para corresponder ao limite de velocidade imposto pela placa-mãe.

    Leia  Como restaurar perfis do Mozilla Thunderbird de um backup

    Isso também pode acontecer com a mistura de RAM de alta velocidade com RAM de baixa velocidade , o sistema precisa de uniformidade para que queime sua placa mais rapidamente para atender a essa necessidade. Portanto, é necessário saber com antecedência, antes de comprar um módulo no micro, os limites e a memória RAM máxima que nossa placa-mãe suporta .

    DDR (Taxa de Dados Dupla)

    Este tipo de memória tem a característica de poder realizar até duas operações em cada ciclo de clock que executa. Além disso, Double Data Rate RAM tem novos padrões, como DDR2, DDR3 e DDR4, cada um oferecendo maior desempenho do que seu antecessor.

    Portanto, quanto mais atualizado for o tipo de padrão na RAM DDR, maior será a velocidade com que ele pode executar as solicitações do usuário . Uma memória DDR que opera a 200 MHZ oferece 400 MHZ nominais, um tipo DDR2 tem uma taxa de transferência de dados de até 200-800 MHZ e uma RAM DDR3 tem 800-2600 dados de transferência a uma taxa de clock.

    SDR (taxa de dados única)

    Este tipo de memória RAM, considerado o predecessor da memória RAM Double Data Rate , realiza apenas uma operação específica em um ciclo de clock, seja escrita ou leitura. Portanto, os dados inseridos neste tipo de memória são apresentados no mesmo ciclo, mas sem a necessidade de leitura e escrita do barramento de dados ao mesmo tempo.

    SRAM (RAM estática)

    Este tipo de memória RAM tem a característica de necessitar de um fluxo constante de energia , apesar de consumir um baixo nível da mesma, além de não necessitar de uma atualização constante dos dados armazenados. É o tipo mais básico de RAM e atualmente é usado para armazenar em cache discos rígidos e alguns processadores, bem como dispositivos de câmera digital, impressoras e roteadores.

    Como funciona a RAM?

    RAM é um tipo de armazenamento que armazena informações usando eletricidade (informações sendo dados ou instruções de código de máquina), como os dados são realmente armazenados varia dependendo do tipo de RAM. Na DRAM, a memória é armazenada em um arranjo inteligente de portas lógicas, chamado flip-flop, que pode ter sua corrente de saída ligada e desligada.

    Em termos simples, RAM é para a memória do disco como bolsos em uma mochila que quando o usuário vai da maneira normal que faz o trabalho (processamento) ele mantém as coisas frequentemente necessárias para o computador em seu bolso e o restante em seu bolso mochila. a razão para isso é que você pode acessar suas caixas grátis em menos tempo, em vez de abrir a mochila e tirar coisas dela.

    Leia  Como configurar o Chromecast a partir de um PC ou dispositivos Android - rápido e fácil

    Segundo a analogia, a memória RAM usa temporariamente no que seria a placa de memória, busca-a rapidamente e armazena-a para assim dar origem a processos de aplicação, normalmente relacionados que ocupam muito o consumo do computador, ou seja, normalmente o Google Chrome ou aplicativos em segundo plano exigem isso.

    O computador faz o mesmo com a memória, ele tem tudo o que precisa no espaço em disco, porém para acessar essa memória demora muito, então guarda os dados mais usados ​​na memória RAM que é construída a partir de um transistor e um capacitor conectado em uma matriz de linhas de palavras e bits, já que é mais rápido de acessar em comparação com a unidade que é um disco físico giratório que também leva uma instalação .

    Quais são as diferenças entre RAM e ROM em um computador?

    A principal diferença entre a memória ROM e a memória RAM de um computador está no período de tempo em que as informações ficam armazenadas em cada uma delas. A memória ROM não depende da energia do equipamento para armazenar dados, portanto as informações ali armazenadas são salvas permanentemente. Por sua vez, a RAM é um tipo de memória de armazenamento temporário, o que implica que a informação armazenada seja eliminada quando a fonte de alimentação for desligada.

    Da mesma forma, outra diferença notável entre esses componentes é que a memória RAM pode realizar funções de escrita e leitura em um processador, enquanto a ROM é responsável por funções exclusivas de leitura.

    Como saber quanta RAM meu computador possui

    O procedimento para saber quanta RAM seu dispositivo possui dependerá especificamente do sistema operacional do computador que você possui.

    Se for um computador que funcione com Windows , você deve ir ao menu 'Configurações' e acessar a opção 'Sistema'. Neste menu, selecione a opção de informação para o seu computador, 'Sobre ...', e localize a seção 'RAM instalada'. Aí irá mostrar a capacidade dessa memória que o seu computador possui.

    No caso de computadores macOS , você deve acessar o menu Apple e entrar na seção 'Sobre este Mac'. Então você só terá que localizar e verificar a quantidade de gigabytes que sua RAM possui na seção 'Memória'.

    Quando se trata de um operador GNU / Linux , a melhor opção para saber a quantidade de RAM que o computador possui é acessar essas informações a partir do terminal do sistema. Uma vez conectado, digite o comando 'free -h' para exibir o número de GB de memória RAM do seu computador.

    Comments for this article have been closed.

    Go up

    Usamos cookies para fornecer a melhor experiência na web. Se você continuar a usar este site, iremos recrutar. Mais informação