O que é Big Data e para que serve? Que usos ele tem?

Para que as empresas possam coletar grande quantidade de informações em tempo real e com rapidez, utilizam sistemas de dados que agilizam esse trabalho. A seguir, mostramos o que é Big Data, para que serve e como seus recursos estão contribuindo para o planejamento e promoção das empresas .
É a dimensão dos dados computacionais massivos, o Big Data manipula e processa dados em grande escala , que tem cobertura e desempenho rápidos. A informação é solicitada de forma remota, quer esteja ou não registada na base de dados da empresa ou de acordo com o objectivo definido.
O Big Data possui uma capacidade de armazenamento de dados , que se adapta aos pedidos de informação das empresas, sendo cada dia mais versátil. Antes de fornecer os dados, eles passaram por uma análise, que nos permite extrair o que é necessário para o desenvolvimento do mercado consumidor.
Origem dos dados
Basicamente, as informações vêm dos métodos mais simples e cotidianos que as pessoas usam todos os dias e a todo momento.
- Ao navegar na internet através de qualquer rede social.
- Ao enviar e receber e-mails.
- Transações.
- Leitores biométricos , como o uso de reconhecimento corporal.
- Qualquer tipo de transmissão de comunicação fornece os dados.
Para que serve o Big Data?
Como estamos falando de uma quantidade quase infinita de informações , é lógico querer saber o que podemos fazer com elas e como funciona o Big Data.
- Registre informações de diferentes fontes para que possam ser processadas por outros programas.
- Analise o comportamento na web: Por meio da navegação diária feita na internet, as pessoas expõem suas preferências e gostos.
- Identifique padrões específicos: as instituições interessadas podem obter especificamente os dados de que precisam para seu mercado.
- Extraia o valor dos dados e adapte-os: Com base nesses dados, as empresas podem fazer alterações que lhes permitem renovar ou inovar métodos.
- Melhorar a eficácia: você pode obter melhores usos de matérias-primas, custos e projeções no futuro sendo mais eficiente.
- Consumo é medido: De acordo com as necessidades de consumo, é possível avaliar o quão produtivo é o serviço , com base nos dados coletados.
- As informações digitais são extraídas de clientes potenciais: Normalmente, essas informações são fornecidas pelo próprio cliente.
- Ferramenta de marketing digital : para provedores de serviços digitais, é mais útil atingir mais consumidores por ter um grande banco de dados.
- As empresas multinacionais medem o seu desempenho, o âmbito do trabalho graças a estes dados digitais e podem estabelecer a sua concorrência com outras empresas.
Usos e aplicações de Big Data
O Big Data vem sendo utilizado há anos em diversos aspectos, como os que aparecem a seguir, e novos campos surgirão nos quais usarão essa ferramenta.
Embora seja algo que possa passar despercebido, é de extrema importância no desenvolvimento das organizações , e como isso ajuda a se adequar a um melhor funcionamento. Aproveite a longa e contínua lista de dados computacionais fornecidos pelo Big Data, analise e extraia o que permite um planejamento estratégico de objetivos .
Tipos de Big Data
Os tipos de Big Data são os seguintes; dados estruturados, dados não estruturados e dados semiestruturados. Os dados estruturados mantêm seu comprimento e formato bem definidos, ou seja, são projetados, pois por exemplo temos datas, strings de caracteres e números.
Os dados não estruturados carecem de formato e comprimento, entre eles temos dados atmosféricos, fotografias e câmeras de vigilância. Por fim, existem os dados semiestruturados que nada mais são do que uma mistura de dados estruturados com dados não estruturados, como páginas da web.
De acordo com sua origem
Os dados de acordo com sua origem podem vir de redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, bem como de um simples e-mail como o Gmail ou de um anúncio que aparece na tela e você permite que ele acesse ou aceite a publicação.
De acordo com sua estrutura
Os dados de acordo com sua estrutura podem vir de forma organizada ou desorganizada, ou seja, do mesmo site ou de ambos os sites.
Qual é a importância do Big Data?
A importância do Big Data é transformar testemunhos em ideias. É uma disciplina mesclada com a ciência, ou seja, inteligência artificial.
Vantagens e desvantagens do Big Data
As vantagens do Big Data são inúmeras, mas algumas delas são: a gestão da mudança, a melhoria da competitividade das empresas, o consumo de água potável poderia ser reduzido em até 40%, uma antecipação de problemas, transformando dados em conhecimento, suporte à tomada de decisão por meio de algoritmos automáticos e redução de custos.
A desvantagem do Big Data é que agora o ser humano não tem privacidade, com nenhuma rede social como Facebook, Twitter, Instagram, entre outras; Com essas redes sociais é coletada uma série de dados pessoais e privados que ficam armazenados para poder manipulá-lo, controlá-lo, conduzi-lo a um destino que a empresa que compra seus dados alcança.
Comments for this article have been closed.