Como funciona um projetor de vídeo - Recursos

Os projetores de vídeo, incluindo suas peças, funções e recursos, têm sido amplamente usados desde o seu início.
A necessidade de reproduzir vídeos, imagens ou outros tipos de materiais tornou-se uma ação altamente exigida para qualquer tipo.
As áreas educacional e de entretenimento têm sido as áreas que mais demandaram serviços de projeção, e muitos questionam a opção de compra de TV ou projetor de vídeo.
Essas ferramentas interativas são suportadas por vários equipamentos, incluindo equipamentos de informática.
Como: Computadores, smartphones, dispositivos USB e outros, por isso é necessário ter um deles.
Principais funções desempenhadas por um projetor
A principal função de um projetor de luz será sempre capturar uma imagem para a superfície indicada através de sua lente .
Tudo graças a uma parte importante do projetor chamada Digital Light Processor.
O Digital Light Processor se encarrega de processar e automatizar a imagem convertida em dados que é recebida pelas portas de vídeo do projetor.
Uma vez decodificada essa informação, por meio da projeção da luz ela é capturada na lente e convertida em milhões de microespelhos, que juntos formam a imagem que podemos visualizar.
Quais peças e elementos um projetor de vídeo tem?
Um projetor internamente possui circuitos eletrônicos suficientes para funcionar, porém externamente temos cada uma das partes que podemos manipular, são elas:
Painel de controle
É o console físico com o qual podemos selecionar as opções de configurações do projetor, como localização da imagem, brilho, contraste, nitidez, etc.
Canyon
O canhão é responsável por projetar e localizar a imagem.
Cobrir
Isso cobre e protege toda a parte interna do projetor e também é a seção principal do design estético do dispositivo.
interruptor
Este é responsável por dar ou não a energia mecanicamente ao projetor de vídeo.
Ports
Estas são as entradas que permitem a conexão entre o projetor e o computador, câmeras de vídeo, etc.
Conector de força
Este é o cabo que permite o fluxo de corrente elétrica no projetor para uso.
Quais são as classificações de uso do projetor de vídeo?
Todo tipo de projetor que existe utiliza uma luz forte, esta é aquela que projeta a imagem na parede ou superfície onde será capturada.
Muitas vezes se confunde um projetor de vídeo com um retroprojetor, embora suas palavras soem semelhantes, isso é diferente de um projetor de vídeo, pois está internamente na televisão e também projeta uma imagem, mas voltada para o espectador.
Por isso é importante saber quais classificações de projetores de vídeo podemos encontrar, quais sejam:
Projetor CRT
Sua sigla significa que é um projetor de tubo catódico, este consiste em três tubos catódicos, cada um de uma cor diferente, geralmente são verdes, vermelhos e azuis, estes projetam uma imagem pela superposição dos três tubos de raios.
projector LCD
Este projetor funciona com base em um sistema de display de cristal líquido, é o produto padrão que pode ser usado perfeitamente em casa.
Isso funciona como uma divisão da luz em três partes, que passam pelos painéis de cristal líquido, que no caso são três, todos verdes, vermelhos e azuis.
Ao final, em sua projeção, todas as imagens são reunidas em uma, que é feita de pixels.
Projetor DLP
Os projetores DLP usam uma tecnologia chamada Digital Light Processing, patenteada pela empresa Texas Instruments, essa tecnologia é dividida em duas versões, uma que usa um chip DMD e um chip triplo de dispositivo digital Micromirror.
Na versão em que existem três chips DMD, o que faz com que cada pixel leve a um microespelho, esses microespelhos formam uma matriz de pixels puros, onde estes podem ou não permitir o fluxo de luz para a tela, como se fosse um interruptor.
Projetor 3D
O projetor 3D é um dos mais recentes projetores do mercado, eles captam imagens em uma tela projetada precisamente para o projetor 3D, resultando nas imagens criadas pelo projetor que se envolvem e dão a sensação de ser uma imagem que nos cerca.
Tipos de projetores que existem hoje de acordo com o uso
Atualmente no mercado de tecnologia não são desenvolvidos apenas videoprojetores, mas todos os próprios aparelhos eletrônicos, fazendo com que cada vez mais existam apresentações e diferentes modelos de aparelhos.
No caso dos projetores de vídeo existem diferentes tipos e preços, que podemos identificar da seguinte forma:
De acordo com a resolução
Esses projetores são medidos com base na quantidade de pixels que o projetor é capaz de gerar, de forma que quanto maior a resolução do videoprojetor, melhor será a qualidade da imagem que ele projeta.
Entre estes projectores de resolução encontram-se os projectores de resolução 4K, por excelência os melhores em termos de resolução, bem como projectores com qualidade 1080p, 720p e WXGA / XGA.
De acordo com a imagem de projeção
Sem dúvida, o aspecto da imagem de projeção é um fator importante, visto que esta internamente do projetor é gerada para ser capturada, tendo cada um de seus quadros bem trabalhado para projetar uma imagem perfeita.
Os projetores mais reconhecidos destas seções são os LCD, que deixam passar a luz, o DPL, estes refletem a luz e finalmente o LCOS, estes possuem seções como transmissão e reflexão.
Por tipos de luz
Estes tipos de projetores também costumam ser bastante utilizados, estes são classificados em projetores lâmpada , projetor LED, projetor laser e finalmente os projetores de fonte híbrida ou mais conhecidos como projetor Led-Laser.
De acordo com lumens
Em projetores de vídeo, os lúmens são a medida para saber quanta potência um projetor tem, quanto brilho ou quantidade de luz que ele pode emitir, esses projetores são posicionados da seguinte forma:
Projetores de baixo brilho
Estes têm em torno de 1.000 ou menos de 1.000 lumens, isso significa que são os projetores que podem produzir menos potência, pois quanto maior a quantidade de lumens maior é a potência.
Projetores de brilho médio
Os projetores de brilho médio geralmente são o padrão encontrado no mercado e o que mais se pode usar, eles têm uma faixa entre 1.000 e 3.000 lumens.
Projetores de alto brilho
São estes os projetores que podem produzir um brilho e quantidade de luz impecáveis, isto independentemente de o local onde se situar não seja escuro ou aberto, estes projetores costumam ter um número superior a 3.000 lumens.
Por tamanho
Com base no tamanho do projetor, ficará em jogo a utilidade de carregar um projetor , seja ele pequeno, médio ou grande, entre estes encontramos desde Mini e Micro Projetores, Pocket Projetores, Ultra Light Projetores e Médios ou Médios Projetores de tamanho grande.
Comments for this article have been closed.