Como fazer gráficos no Excel com vários dados facilmente

Todos em algum momento de nossas vidas viram a necessidade de fazer algum tipo de gráfico, mas nós não temos conseguido, porque não temos o conhecimento para alcançá-lo e é por isso que estamos aqui.
Precisamos desses gráficos tanto em nosso ambiente de trabalho quanto nos alunos, já que a maioria dos projetos deve ser analisada com esta ferramenta , pois esperamos que quando você terminar de ler este artigo você saberá o que é um gráfico e como fazê-lo, obrigado para nós.
O que é o Excel?
Em primeiro lugar, o Excel nada mais é do que um programa que faz parte da empresa Microsoft, que foi lançado ao mundo em 30 de setembro de 1985 e até hoje é usado pela maioria das instituições e usuários.
A partir deste programa você pode criar e até mesmo ter o poder de manipular todos os tipos de dados, usar várias fórmulas e até gráficos. Bem, basicamente essa é sua função, ser uma planilha . Também pode ser usado em Windows, macOS, Android e iOS , o que o torna um programa bastante versátil.
Agora também permite fazer gráficos com esses dados, mas o que são esses gráficos ? Estes nada mais são do que uma representação gráfica dos valores que pretendemos, para termos uma comparação visual, muito mais compreensível.
Estes são usados há muitos anos porque são uma das ferramentas mais versáteis do programa e, embora existam outros programas como alternativa, este é um dos mais populares entre todos eles.
Como fazer um gráfico no Excel
- A primeira coisa que você deve fazer é ter o computador ligado e na área de trabalho, lá você direcionará o mouse para o menu iniciar que está na parte inferior esquerda da tela. Você deve pressioná-lo.
- Em seguida, procure a opção chamada todos os programas e, assim que estiver na lista, deslize até encontrar a pasta do Microsoft office , se não a tiver, baixe e instale-a.
- Depois, basta clicar na opção Excel e aguardar que o programa seja executado.
- Agora aqui você deve inserir os dados nas caixas correspondentes, ou se já tiver uma planilha com esses dados, basta ir da área de trabalho para a pasta onde se encontra a planilha com esses dados.
- Devemos selecionar os dados das caixas que queremos usar, isso é feito pressionando o botão esquerdo do mouse e movendo-o entre as cadeiras que deseja.
- Como já temos nossos dados diante de nós, devemos ir ao menu horizontal e clicar em " inserir ".
- Neste ponto, você poderá escolher o tipo de gráfico que deseja a partir de opções como pizza, linha, coluna e até gráficos de barras.
- Depois de selecionar as linhas e colunas que desejamos, uma pequena janela será aberta mostrando o gráfico que escolhemos e representando os dados que selecionamos.
- E pronto, você poderá observar graficamente todos os seus dados por meio de um gráfico.
Como modificar meu gráfico?
Assim que tivermos o nosso gráfico, podemos medicá-lo e desenhá-lo ao nosso gosto, e para isso devemos ir ao menu horizontal e clicar em design gráfico. De onde você pode escolher outros designs semelhantes ao que apareceu para você.
Suponha que o modelo de gráfico circular foi escolhido e você seguiu todos os passos mencionados acima, mas como os valores são muito semelhantes, não difere qual é maior ou menor, por isso vamos em " design gráfico " e clicamos no gráfico de porcentagem.
Desta forma, você poderá ver a porcentagem de cada um dos dados que você inseriu e selecionou para este gráfico. Também é possível destacar a lateral do bolo com maior ou menor porcentagem, bastando para isso pressionar o corte e arrastá-lo para fora.
Depois de fazer o gráfico que você precisa, você deve salvá-lo para garantir o backup do documento, pois você só deve clicar no ícone da memória que está no canto superior esquerdo, ele irá perguntar em qual pasta ou dispositivo você deseja salvar isto. Você o escolhe e seleciona "abrir". Desta forma, seu trabalho e seu gráfico estarão totalmente seguros.
Tipos de gráficos do Excel que você pode usar
Um gráfico é a melhor maneira de representar os dados em uma planilha. Na barra de ferramentas do Excel na opção inserir você encontrará o grupo de diferentes tipos de gráficos .
Gráficos de pizza ou pizza
Os gráficos circulares ou de pizza podem exibir dados em um gráfico em duas ou três dimensões, eles também servem para representar os dados como uma porcentagem. Tendo nossos dados numéricos já selecionados para entrar na torta, procuramos no painel de ferramentas a opção de inserir e na seção de gráficos clicamos. Desta forma, o bolo será exibido e com um clique com o botão direito na opção de adicionar rótulos de dados, as informações serão exibidas em valor ou em porcentagem.
Colunas ou barras
Os gráficos de colunas variam de retangulares, cilíndricos, cônicos e piramidais. Os gráficos de barras são muito semelhantes aos gráficos de colunas, mas nos gráficos de colunas eles são representados por barras horizontais.
Tendo os dados para trabalhar em mãos, vamos para a opção de inserir no painel de ferramentas e clicar no gráfico de colunas bidimensional e tridimensional de acordo com sua preferência. Em seguida, você começa a inserir os dados e terá imediatamente sua coluna ou gráfico de barras.
Gráficos comparativos
Para gráficos comparativos, o gráfico mais comum a ser usado é o gráfico de barras ou colunas, então os dados a serem plotados são selecionados, mas primeiro o design dos gráficos foi escolhido e, em seguida, os dados começam a ser inseridos para iniciar a comparação.
Linear e com variáveis: subidas e descidas
Eles são comumente usados para realizar representações de dados sequenciais que conduzem uma linha do tempo. Tendo nossa tabela de dados com as variáveis para trabalhar, procuramos o ícone de inserção e clicamos no gráfico de linha .
Em seguida, clique com o botão direito e pressione a opção para selecionar a fonte de dados, primeiro entramos com a variável número um e depois a próxima variável. Com relação aos valores dados, será possível obter linhas de subidas e linhas de descidas, ou seja, a linha será uma subida se os valores forem altos ou maiores, enquanto a linha de descida terá os menores ou menores valores dos dados para trabalhar.
Principais fórmulas do Excel para criar seu primeiro gráfico
A função de repetição nos permite repetir um texto um certo número de vezes. Com esta função, você cria um gráfico de barras. Em uma tabela de valores a trabalhar, deve-se tomar como base para representar graficamente o total dos valores.
Para começar a usar a fórmula do Excel como repetir, marcamos a tecla igual seguida da palavra repetir, abrimos os parênteses e o assistente, onde a função possui dois argumentos, o texto e o número de vezes.
No argumento de texto colocamos a letra ge no número de vezes que colocamos uma pequena operação, ou seja, um número dividido por mil para que retorne um número inteiro. Desta forma, realizando o mesmo procedimento até que a mesa esteja finalizada.
Em seguida, vamos para a opção de mudança de letra, mas antes de selecionar o intervalo para alterar a letra, selecionamos a opção de letra de webdings e a fonte mudará para uma forma que ajudará a representar um gráfico de barras para cada valor.
Por outro lado, para trabalhar com percentagens, abrimos o assistente e nos argumentos de dados no texto colocamos a letra I a seguir no número de vezes que colocamos um valor dividido por mil, ao resultado adicionamos o sinal de amperson ( &) seguido por aspas, espaço, aspas e novamente o sinal de amperson (&).
Vantagens de apresentar dados em gráficos do Excel
Os gráficos do Excel têm uma grande vantagem , pois ajudamos a representar os dados de forma simplificada, ordenada e melhor.
Melhor compreensão do assunto
O Excel em seu grupo de gráficos melhora a compreensão de qualquer assunto a ser explicado, de forma eficaz que qualquer pessoa possa entender.
Ênfase pontual
Cada ponto significa um dado do gráfico e representa de forma simples o comportamento dos dados a serem trabalhados.
Apresentar várias categorias
Os dados a serem trabalhados podem ser apresentados em diferentes categorias e você pode representá-los nos diferentes tipos de gráficos e pode escolher aquele de sua preferência, seja a representação dos dados em forma numérica ou percentual.
Comments for this article have been closed.