
Apesar da grande variedade de programas de design gráfico que você pode encontrar no mercado, não é segredo para ninguém que o CorelDRAW está entre os melhores . Além de sua versatilidade e ampla gama de ferramentas de design, oferece um caráter personalizável na maioria de suas funções.
O que é um padrão?
Um padrão nada mais é do que uma imagem que se repete um número finito ou infinito de vezes, sem representar qualquer fissura ou quebra no desenho.

Personalização de padrões
Como mencionado anteriormente, uma das funções que mais caracteriza o CorelDRAW (e que também o posicionou como um dos melhores programas de design para conteúdo digital), é a possibilidade de customizar grande parte de suas ferramentas , dependendo da necessidade e preferência de seus usuários.
Nesse sentido, você não pode apenas usar os padrões que o CorelDRAW pode oferecer, mas também pode criar as figuras e formas que julgar necessárias para desenvolver um mosaico.
Como criar um padrão personalizado
Para prosseguir com a criação de um bloco ou padrão personalizado por meio das ferramentas oferecidas pelo CorelDRAW, basta seguir uma série de instruções que serão mostradas a seguir:
- Desenhe na folha a figura principal para o desenho de seu padrão.
- Use a caixa “Propriedades da forma” para definir medidas iguais. Por exemplo: 10 cm de comprimento e 10 cm de largura.
- Alinhe a figura, de forma que fique na posição ideal em relação à folha. Para fazer isso, vá até a aba de objetos , vá até a seção “Alinhar e distribuir” e clique na opção de mesmo nome.
- Uma barra de ferramentas aparecerá ao lado da tela, por meio da qual você pode realizar o alinhamento horizontal e vertical para garantir que esteja perfeitamente centralizado na folha.
Defina o seu design
Esta figura formará o fundo do seu padrão, então você deve atribuir um fundo a ela e começar a desenhar o resto das figuras que farão parte dela. Para fazer isso, você deve:
- Defina a cor do plano de fundo do seu padrão, usando a paleta de cores do CorelDRAW ou alguma outra paleta criada anteriormente.
- Use os cantos (no caso de usar, por exemplo, um quadrado) da figura que serve de fundo do padrão para colocar o resto das figuras. As diretrizes serão muito úteis para isso.
- Você pode clicar na régua horizontal que aparece na tela e arrastá-la para a folha e adicionar as linhas restantes ao redor da figura.
- Desenhe a forma que formará o padrão. É importante que, usando a ferramenta de propriedades da forma, você defina medidas iguais e menores que a forma que serve de plano de fundo. Ou seja: se você usou uma figura com medidas de 10 × 10 antes, pode atribuir à nova figura, medidas de 5 × 5.
- Duplique a forma e coloque-a em cada canto da caixa .

Salve o padrão criado
Depois de terminar de desenhar e alinhar as figuras que formarão o padrão, você pode adicionar os efeitos que desejar . O que restaria seria continuar criando e salvando o padrão. Para fazer isso, siga estas etapas:
- Vá para a guia “Ferramentas” na faixa de opções. Vá para a seção “Criar” e clique em “Preenchimento de padrão”.
- Selecione o tipo de padrão de sua preferência.
- Recomenda-se selecionar apenas a área central do projeto. Daí também a importância das regras guia no processo de design.
- Clique no botão “OK” e uma nova janela aparecerá na qual você pode atribuir nome, tags e categoria .
Usando o padrão personalizado
Desta forma, retirando o desenho da caixa (coloque na mesma folha ou em uma nova), o padrão que você acabou de criar. Como? Da seguinte forma:
- Desenhe uma nova forma .
- Vá para a opção “Preenchimento interativo”.
- Clique no botão “Vector Pattern”.
- Selecione a categoria « Pessoal «.
- Selecione o padrão criado.
- Ajuste seu tamanho com base em suas preferências de design.