O design e as imagens, o layout e outros tipos de conteúdo digital deram uma guinada total com o surgimento de organizações como a Adobe, que há muitos anos oferece uma ampla gama de ferramentas que permitem a visualização , criação e edição de fotografias , livros , animação e muito mais .
Desafio da Corel
Se há uma organização que poderia abalar os maiores nomes da criação e design de conteúdo digital, certamente seria a Corel . Depois que a Adobe foi fundada em 1982, a organização Corel surgiria em 1985 no Canadá.
Este desenvolvedor de software não se deteve na parte de design, mas também realizou a criação de programas que também pudessem fazer frente aos que compõem o pacote Microsoft Office , lançando em 2009 o pacote Corel HOME OFFICE, composto por por CorelWRITE, CorelCALCULATE e CorelSHOW.

CorelDRAW e sua ferramenta de design mais popular
Apesar de todos os avanços que fez, o programa que o colocou em pé de igualdade com os desenvolvedores mais importantes é, sem dúvida, o CorelDRAW .
Esta aplicação foi concebida para responder às necessidades que os seus utilizadores possam apresentar em termos de layout, desenho, impressão e publicação na web.
Destaques do CorelDRAW
Como qualquer outro programa, como a tecnologia permitiu o design de ferramentas novas e potencialmente úteis, a Corel aperfeiçoou a interface do CorelDRAW , tornando-a uma das mais completas do mercado . Entre as funções mais relevantes estão:
- A adição de paletas de cores em 1999.
- A capacidade de publicar como PDF em 2000.
- A criação de objetos por meio da ferramenta de símbolos em 2002.
- Conversão de bitmaps em gráficos vetoriais em 2007, graças à inclusão do motor de vetorização.
Ferramenta do dia
Não foi incluído na lista acima, mas ainda é interessante e útil ao projetar. Nesta oportunidade, você poderá explorar a forma como a opção de sombreamento funciona nos objetos .
Recurso incluído no CorelDRAW a partir de sua oitava versão em 1998, junto com a função de importação de vários arquivos e as ferramentas Zipper e Whirlwind, que permitem distorcer as imagens.

Como usar sombreamento
Esta ferramenta permitirá simular o efeito da luz sobre os objetos ou textos que estão em seu projeto. Este sombreamento pode ser aplicado a partir de várias perspectivas:
- Horizontal.
- Esquerda.
- Direito.
- Baixa.
- Acima
Para poder usar esta função, você deve localizar a faixa de opções que está no lado esquerdo da tela, onde você encontrará o botão que permitirá que você inicie esta ferramenta.
Criação de sombra
Assim que você selecionar a ferramenta de sombreamento , poderá clicar no objeto para que seja selecionado.
- Você pode manter pressionado o botão esquerdo do mouse sobre o objeto e arrastar aquele indicado para a área onde deseja definir o sombreamento.
- No canto superior esquerdo da tela, você encontrará um botão de predefinições. Ao clicar nele, será apresentado um menu com os diferentes tipos de sombra, escolhendo a que preferir.
Configurações de sombra
Dependendo da localização que você der ao efeito, alguns botões para configuração da ferramenta estarão habilitados e desabilitados.
- Se você aplicou o efeito de forma centralizada, os botões que permitem determinar a distância entre o objeto e a sombra serão habilitados .
- Colocar a sombra abaixo do objeto ativará as opções necessárias para determinar o ângulo de inclinação e aumentar o comprimento da sombra.
- Outra opção de esmaecimento de sombra que aplicará um objeto de desaparecimento de sombra dependendo do comprimento.
Opções de Estilos
Para fazer com que a sombra pareça ainda melhor em relação ao objeto que você usa em seu design, o CorelDRAW oferece outra série de funções que permitirão a você personalizar esse efeito. Nesse sentido, você pode:
- Determine a opacidade da sombra.
- Suavize ou esmaeça as bordas da sombra.
- Usando a opção Fade Direction, você pode selecionar em qual área o efeito pode ser desbotado.
- Mude a cor do sombreamento.
- Aplique efeitos de sombra e silhueta a textos .