Como calcular a porcentagem entre dois números ou várias células no Excel

A ferramenta Microsoft Excel possui um grande número de funcionalidades e funções, que vão desde calcular taxas anuais ou fazer formulários para inserir dados , entre muitos mais; Em muitas ocasiões é difícil para nós discernir para que servem.
Uma das funções que nos pedem no trabalho de escritório é calcular a percentagem em Excel, seja de um inventário ou do número de pessoal que vem ou não vem trabalhar.
Como obter ou calcular a porcentagem no Excel de várias células ou entre dois números
É muito necessário ter esse conhecimento no manuseio do Excel, pois seu uso será necessário em várias ocasiões; O procedimento é realmente muito simples, mas dependendo dos números, o resultado pode variar. Ou seja, se o número ou figura em si não existir no livro, podemos ter uma variante e isso pode ser um erro, como colocar ou retirar zeros à esquerda , modificando esses valores.
Se aplicarmos formatos de porcentagem a uma ou várias células do Excel , ele realizará um processo algébrico onde os números que estão incluídos nas referidas células serão multiplicados por 100 para convertê-los em porcentagem. Um processo com o qual você não precisa se preocupar muito porque o Excel faz isso sozinho.
Mas antes de realizar o procedimento propriamente dito, devemos inserir ou aplicar o formato em questão, na célula onde a porcentagem será expressa. O formato que devemos aplicar é decimal; ou seja, para que o resultado percentual seja exibido exatamente, devemos ter a célula nesse formato para que seja calculado corretamente.
Passos a seguir para aplicar a função de porcentagem entre figuras ou múltiplas células no Microsoft Excel
Temos que ter em mente que não será suficiente apenas colocar o número em questão e pressionar o ícone de porcentagem que está na guia inicial, pois, como explicamos, o Excel realizará uma multiplicação do número que colocamos por 100, então o resultado que lançaríamos seria o seguinte:
Se colocarmos o número 10 em uma célula e o sujeitarmos a esse percentual, obteríamos 1000,00% como resultado; Este último claramente não é o resultado que esperamos, então devemos nos aprofundar um pouco mais nas funções do Excel para realizar nosso cálculo.
Os cálculos de porcentagem são calculados usando a equação quantidade/total = porcentagem; ou seja, se mostrarmos um exemplo simples poderíamos expressá-lo da seguinte forma: 10/100 = 0,1, desta forma obteríamos a porcentagem, queremos resolvê-la friamente. Obviamente, se no Excel aplicarmos o formato percentual ao resultado 0,1, ele será mostrado como 0,10% ou 10%.
Agora, se aplicarmos o formato de porcentagem a uma célula vazia, qualquer número que colocarmos maior que um será convertido em porcentagem; ou seja, colocamos 234 nessa célula e ela será exibida assim: 234,00%.
Se não queremos os decimais podemos eliminá-los de forma simples na caixa de decimais e procuramos diminuir os decimais. A próxima coisa é pressioná-lo até que os decimais sejam apagados.
Podemos fazer esse cálculo de duas maneiras, o resultado será o mesmo para que você possa escolher qualquer um. Recomenda -se fazer uma tabela onde podemos dividir o valor que queremos calcular em uma coluna (se houver várias) e em outra coluna o percentual que queremos, seja 25%, 30%, etc.
O que faremos a seguir é escrever em uma terceira coluna onde teremos o resultado, a seguinte fórmula: =A2*B2 e pressione Enter e teremos nosso resultado. Se quisermos encurtar o procedimento no resto das células da coluna, basta copiar a fórmula com a mira do Excel
Segundo método para realizar cálculo de porcentagem no Excel
Claro que não é muito necessário ter uma coluna para poder fazer uma coluna extra com a porcentagem que queremos, podemos simplesmente traduzir a expressão na fórmula.
Podemos fazer isso da seguinte forma, basta nos localizarmos na célula onde você deseja ter o resultado e colocar =A2*30% e pressionar enter; da mesma forma que você move a mira para baixo para copiar a fórmula no restante das células.
Uma vez que saibamos lidar com a porcentagem, podemos até expressá-la com gráficos do tipo barras verticais ou horizontais, em gráficos de pizza, companhias aéreas ou hierarquia, dando assim mais vida profissional ao nosso livro de cálculo.
Comments for this article have been closed.